• patriciapatriota

Alho-poró: não jogue fora a raiz; plante e curta bastante a sua horta!

O alho-poró pode ser consumido cozido, assado ou refogado - também pode ser usado para fazer molhos, saladas e caldos. também fica delicioso na salada ou em sanduíches. O caule branco é a parte mais utilizada na gastronomia, mas as folhas também podem ser consumidas. Use a sua imaginação!

Sempre tento aproveitá-lo ao máximo... Segue uma dica para plantar o seu alho-poró, à partir do que você acabou de comprar para usar na cozinha... Isto mesmo: nada de jogar a raiz fora!!! A dica é super simples e você ainda poderá desfrutar daquela flor maravilhosa (post anterior). Após cortar o alho-poró para o consumo, mantenha a parte da raiz com aproximadamente 5 centímetros (3 dedos). Coloque em um vidrinho pequeno com um pouco de água, de forma que molhe apenas a base. Lembre-se de trocar a água a cada 2 dias e observe para que não evapore completamente. Trata-se de um cuidado simples e rápido, mas que é fundamental para sua nova plantinha crescer lindamente. Mantenha-o num local que tenha luz natural (se for possível num local com ventilação, como uma janela, melhor ainda!). Em poucos dias você perceberá que a raiz começará a crescer, assim como os seus brotos... Após isto, aguarde mais uma semana e o próximo passo será: PLANTAR! Coloque terra em um vaso de tamanho médio (ideal que tenha pelo menos 20 cm) e plante o alho-poró. Regue bem a terra. Após 3 semanas você já poderá desfrutar do alho-poró que você cultivou, aproveitando o a parte da raiz que iria para o lixo!Corte o que vai consumir e mantenha a plantinha crescendo!!! É delicioso poder curtir e de se deliciar com a sua horta orgânica, fresca e aromatizada...É econômico, saudável, bom para você e para o planeta. Se quiser deixar crescer bastante para ver a flor crescer e desabrochar (foto no post anterior), mantenha o vaso no sol e não corte a planta. Ela crescerá bastante e em cerca de 2 meses, você já verá um lindo botão surgir para alegrar ainda mais o seu dia! Mais uma dica: Se o alho-poró estiver crescendo bem na água e vc não tiver como plantar num vaso com terra, também funciona bem!



Gostou das dicas? Depois de fazer o seu próprio plantio compartilhe as fotos da sua horta com a gente usando a hashtag #nossavidasustentavel nas publicações!